• Luiz Machado

Relembre 13 episódios especiais de Halloween icônicos

Atualizado: 31 de Out de 2020

Aaaaah o Dia das Bruxas, essa época mágica cheia de abóboras, doces e fantasias. O feriado pode não ser algo tão comemorado no Brasil, mas a vibe é tão gostosinha que é impossível qualquer fã de horror não ficar encantado com toda a celebração macabra. Já que como por aqui o que temos é beeeem tosquinho, o que nos resta é ver a festa pela telinha. E uma das formas mais comuns e nostálgicas de vermos um pouquinho da tradição do Halloween - além do cinema - são os episódios especiais feitos por muitas séries. Por isso separamos aqui alguns dos mais icônicos para você relembrar com a gente (e me desculpem, fãs de Friends, mas não colocamos o da série já que seria meio batido).



Peanuts

It’s the Great Pumpkin, Charlie Brown


Clássico fofo para pessoas fofas (aqui em casa é tradição ver todo ano). Lançado em 1966, neste especial vemos a turminha se preparando para o Dia das Bruxas. Os clichês estão aqui e são deliciosos, Charlie Brown obviamente passa o tempo todo sendo humilhado e vemos Snoopy em seu mais icônico delírio: o de piloto de avião. Mas todo o charme dele está no personagem do Linus esperando a famosa Grande Abóbora que pode, ou não, aparecer esta noite.



Community

S02E06 - Epidemiology


Famosa por seus episódios surtados e metalinguísticos, Community já estava metendo o louco nessa época em um dos mais idiotas e divertidos especiais de Halloween da história da televisão. A premissa é simples: a universidade comunitária está fazendo uma festa, porém após serem alimentados com algo tóxico os estudantes começam a se transformar em zumbis e o caos se instaura. A ideia do episódio por si só já é engraçada e absurda, mas tudo isso fica ainda mais especial com a MELHOR piada recorrente que é: um CD do ABBA ficou preso e as músicas estão tocando enquanto os zumbis atacam.



American Horror Story

S01E04/05 - Halloween (Part 1 & 2)


Provavelmente uma das melhores duplas de episódios da série, no Halloween de AHS, espíritos vingativos do passado voltam para assombrar a família Harmon enquanto alguns outros fantasmas da casa saem de lá para visitar seus familiares. Além de ser genuinamente assustador em diversos momentos, um dos maiores trunfos destes especiais é partir para o emocional – na trama da Moira – e ainda se beneficiar de um dos plot twists mais interessantes e eficientes da temporada.



How I Met Your Mother

S01E06 - Slutty Pumpkin


E como absolutamente todos os episódios nas primeiras temporadas dessa série: o sad boy “cara legal” Ted está procurando um amor perdido. Ano após ano ele usa a mesma fantasia e vai na mesma festa procurando ela... Ela? Ela mesma: a Abóbora Safadinha. Esse plot vai se repetir novamente lá na sétima temporada, quando ela finalmente deixa de ser a mulher perfeita idealizada na cabeça de Ted (igual todas as mulheres da série) e a vermos interpretada pela Katie Holmes, mas este aqui especificamente é legal por criar essa aura de mistério. É um episódio engraçadinho e bonitinho que veio como um presente de Halloween nos tempos áureos em que HIMYM alegrava mais que frustrava.



Euphoria

S01E06 - The Next Episode


Todo episódio de Euphoria pode muito bem ser descrito como um “caótico canavial de merda” acontecendo ao mesmo tempo, e esse aqui não é diferente. Logo após as agressões contra a Maddy serem reveladas e o caos na vida de Nate começar, temos uma festa de Halloween e como TUDO nessa série o que rola é: um caótico canavial de merda. Tudo isso embrulhado em belíssimas fantasias que refletem perfeitamente o estado de espírito dos personagens e ajudam na sua construção narrativa, inluminação neon e muitas cenas de uma festa que - por pior que tenha sido - eu queria ter estado lá.



The Simpsons

S06E06 - Treehouse of Horror 5


Provavelmente uma das séries mais comprometidas com seus icônicos especiais de Halloween, The Simpsons ao longo dos anos homenageou diversos clássicos do terror com seus Treehouse of Horrors. Na sua quinta edição (a na 6ª temporada), temos Homer perdendo sua sanidade quando fica sem televisão e cerveja numa paródia de O Iluminado, uma máquina do tempo acidentalmente criada a partir de uma torradeira quebrada e Bart e Lisa descobrindo que as crianças que são mandadas para a detenção estão virando a comida da merenda!



The Office

S02E15 - Halloween


No primeiro – e mais lendário – especial da série, o Michael recebe ordens pra demitir um dos funcionários. Como sempre, o bestão se atrapalha e não escolhe ninguém na esperança de que alguma força maior aja e resolva o problema dele (tipo alguém morrer). Já que nada acontece, ele precisa decidir qual funcionário da Dunder Mifflin ele vai demitir... Durante uma festa de Halloween. É, como sempre, EXTREMAMENTE constrangedor e divertidíssimo.



Glee

S02E05 - The Rocky Horror Glee Show


Permanecendo como o único episódio de Halloween da série inteira, o quinto capítulo da segunda temporada traz o Mr. Schue tentando conquistar sua colega de trabalho, a conselheira Emma, ao mostrar que ele consegue ser tão descolado quanto seu novo namorado. Para isso, ele resolve colocar os seus alunos para apresentar um musical de The Rocky Horror Picture Show, causando controvérsia na comunidade pelo conteúdo da obra. Com participações especiais dos membros originais Barry Bostwick (Brad) e Meat Loaf (Eddie), o episódio é uma divertida homenagem ao clássico, que trouxe covers da trilha sonora icônica (a versão da Naya Rivera pra "Science Fiction Double Fiction" e o cover de "Sweet Transvestite" são particularmente incríveis) e apresentou Rocky Horror da melhor maneira para uma nova geração.



Brooklyn Nine-Nine

S01E06 - Halloween


O primeiro episódio especial de Halloween do 99º precinto policial do Brooklyn estabelece um marco para todas as temporadas seguintes da série do Michael Schur e Dan Goor. Nele, Peralta faz uma aposta com o Capitão Holt para roubar sua medalha de honra até a meia-noite. Se ele conseguir sem ser pego, Holt terá que fazer sua papelada acumulada e chamá-lo de melhor detetive vivo. Começa assim a tradição competitiva de Brooklyn Nine-Nine que se estende todo ano de formas cada vez mais absurdas, com direito a muitas fantasias e reviravoltas. É impagável.



Buffy

S04E04 - Fear Itself


Neste episódio nossa turminha de caçadores de vampiros só quer curtir a noite mais assustadora do ano, mas como NADA na vida da Buffy é fácil, eles acabam presos dentro de uma casa assombrada. Adicione nesse caldeirão morcegos, zumbis, um demônio e KABOOM temos um perfeito e delicioso especial de Halloween. Isso tudo, claro, com a belíssima Sarah Michelle Gellar enfrentando as forças sobrenaturais vestida de chapeuzinho vermelho e de quebra tem o maior bônus de todos: ele foi filmado na mesma casa que serviu de locação para a primeira temporada de American Horror Story!



Scream Queens

S01E05 - Pumpkin Patch


A primeira temporada de Scream Queens provavelmente é um dos eventos televisivos mais incompreendidos da última década e podemos atestar que, após cinco anos, ela envelheceu como vinho. Neste episódio, as Chanels se preparam pra dar uma grande festa de Dia das Bruxas, mas terá que lidar não apenas com as objeções da Reitora Munsch mas com as ameaças do assassino Red Devil. Talvez o ponto mais icônico deste episódio seja a sequência de abertura, onde nós somos apresentados ao Chanel-o-ween: uma afiada paródia do vídeo de Natal da Taylor Swift onde ela entrega presentes ao seus fãs. Substitua o Natal pelo Halloween, os presentes carinhosos por presentes horríveis e a Taylor pela nossa patricinha republicana favorita e temos uma das piadas mais geniais da série. Como a própria fala: "Halloween é o único dia do ano em que você pode aterrorizar crianças e não ser chamado de psicopata."


Chilling Adventures of Sabrina

S01E02 - The Dark Baptism


Ok, talvez esse não seja EXATAMENTE um especial de Dia das Bruxas, MAS ele se passa no Halloween e é uma virada interessante na narrativa da série. Como sabemos, nossa bruxinha Sabrina faz aniversário no dia 31 de outubro e aos seus 16 anos ela terá que se despedir do mundo mortal e assinar seu nome no livro da besta. Em sua despedida ela têm uma festa de aniversário à fantasia muito fofa e logo depois vai até o ritual. O problema é: ela RECUSA prometer sua alma ao Senhor das Trevas e todo o conflito da série começa aí: bem no dia de Halloween.



Modern Family

S02E06 - Halloween


O primeiro Halloween da família moderna multi-vencedora de Emmys e que encerrou sua corrida de onze anos no início de 2020 trazia Claire e Phil demonstrando seu amor pela data festiva (algo que se intensificaria ao longo das temporadas), montando a casa para entregar doces e assustar os vizinhos. Enquanto isso, Mitchell passa um dia estressante no trabalho quando vai fantasiado de Homem-Aranha e percebe tarde demais que o escritório não se fantasiava. Ainda tem a Gloria sofrendo com seu sotaque e Haley servindo muito fantasiada de Madre Teresa de Calcutá "gostosa".

0 comentário