• Tay Campos

[XVII Fantaspoa] Os Que Voltam, voltam para cobrar

Atualizado: Abr 12



Desde el inicio de los tiempos

Ella habita el corazón del monte.

Em cada gota de agua,

es dadora y destructora

A su capricho y voluntad.

Sabemos que invocarla está prohibido.

Y romper esse pacto trae consecuencias.


A la madre del dia y la noche,

La llamamos La Iguazú. ”


Los Que Vuelven (2019), terceiro longa dirigido por Laura Casabé, nos apresenta à província de Misiones, nordeste da Argentina, nos anos 20, em que Julia (María Soldi), uma típica sinhá de fazenda, sofre ao não conseguir gerar um filho por conta de abortos espontâneos em suas gestações.


Sempre assistida pela nativa Kerana (Lali Gonzalez) – uma de suas escravas -, Julia consegue chegar ao final de uma gestação, dando à luz a um natimorto após um parto extremamente doloroso. Consumida pelo desespero, Julia decide pedir à La Iguazú - entidade nativa que habita a queda d’água na montanha - que traga seu filho de volta, o que acontece imediatamente. Ouvimos em seguida o choro estrondoso do bebê aparentemente forte e saudável, mas ele não é o único que vai voltar.


La Iguazú traz de volta também todos os nativos escravizados que haviam falecido nas mãos do marido de Julia e de seus companheiros, assim como os que haviam conseguido fugir, porém não sobreviveram.



As relações de poder no microcosmos da fazenda e seus arredores são extremamente claras e bem estabelecidas – os nativos são a mão de obra escravizada e constantemente torturada e aniquilada, enquanto os “donos de terra” europeus discutem sobre comércios e plantações durante o chá da tarde.


Los Que Vuelven nos fala muito de dinâmicas de poder nessa casa em que o marido abusa e trai a esposa que, por sua vez, abusa dos “subordinados”, o que talvez seja a história mais velha do mundo, mas que nesse filme vem com twists raciais e míticos frescos.


A separação do filme em três capítulos é sentida como uma escada em que a cada degrau o frenesi aumenta culminando num final delicioso de se ver, e fazendo o espectador relembrar os avisos de sobre La Iguazú – ela doa e destrói à sua própria vontade, e invocá-la é proibido.


Assim como muitos mitos e entidades, creio que La Iguazú nos demonstra que tudo tem um preço, e nem sempre é um preço que se está disposto a pagar. O terror aqui, para mim, assim como nos filmes de Romero, vem mais da opressão machista, racista e colonizadora do que de corpos reanimados que buscam vingança.


Los Que Vuelven e muitos outros filmes fazem parte do XVII Fantaspoa, totalmente online e gratuito, disponível na plataforma Wurlak.


LOS QUE VUELVEN

Argentina | 2019 | 93 minutos

Direção: Laura Casabe

Roteiro: Laura Casabé, Lisandro Bera, Paulo Soria

Elenco: Alberto Ajaka, Javier Drolas, Lali Gonzalez, Edgardo Castro, María Soldi


0 comentário